[Nota] Obrigatoriedade do uso do Simulador de Direção

FENEAUTO-08

A Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores – FENEAUTO na qualidade de representante em abrangência nacional das mais de 12.000 empresas instaladas no Brasil vem através desta Nota expor o que segue:
É importante deixar registrado que as primeiras Resoluções do Contran que disciplinaram a obrigatoriedade do uso do Simulador de Direção foram as  Resoluções 420 e 421 de 31 de outubro de 2012, que apontavam que a nova estrutura curricular para a formação de condutores deveria ocorrer até o dia 30 de junho de 2013, porém em maio de 2013 a FENEAUTO solicitou a prorrogação deste prazo, no que  foi atendida e a implantação da nova estrutura curricular passou para 31 de dezembro de 2013, portanto, a obrigatoriedade do uso do Simulador já está prevista desde outubro de 2012, ou seja, há um ano e dois meses.
Entretanto, mesmo com este prazo entendemos que ainda seja inapropriado o momento para esta efetiva implantação, não estamos buscando prorrogação de prazos, mas sim, que o Simulador de Direção possa a partir de 01 de janeiro de 2014 ser aplicado de maneira facultativa para o devido e necessário aprimoramento dos estudos e do produto pedagógico contido neste novo equipamento, assim como, a possibilidade do credenciamento e homologação de novas empresas fabricantes do Simulador de Direção.
Portanto, não somos contrários ao uso do Simulador de Direção, porém, entendemos a necessidade de uma melhor avaliação e acompanhamento desta nova exigência.
O processo de formação de condutores no Brasil precisa urgentemente de modernização, aprimoramento tecnológico e de atualização na legislação, entretanto, não será o uso do Simulador de Direção que irá resolver todas as limitações e deficiências do atual processo de formação de condutores.
Somos sabedores que para atingirmos o proposto pela ONU com a Década de Diminuição de Acidentes, teremos que no conjunto de ações buscar inevitavelmente a excelência na formação de condutores.
É importante deixar registrado que em atenção a solicitação formulada pela FENEAUTO a Resolução que disciplina o uso do Simulador de Direção prevê o uso compartilhado deste equipamento, o que significa dizer que inexiste a obrigatoriedade de cada Centro de Formação de Condutores adquirir ou locar o Simulador de Direção, já que um equipamento pode ser utilizado por várias empresas.
Assim sendo, a FENEAUTO reitera o seu posicionamento de que não trata o uso do Simulador de Direção como um obstáculo intransponível, mas sim como uma oportunidade, oportunidade esta que pode ser dividida em dois aspectos, sendo a primeira de que o avanço tecnológico possa efetivamente contribuir no aprimoramento do processo de formação de condutores, e o segundo na possibilidade de estarmos conquistando mais um serviço a ser exercido pela nossa categoria.

Por fim, gostaríamos de deixar registrado que a FENEAUTO tem trabalhado incansavelmente no sentido de representar nosso setor, levando informações e conhecimentos a todos os nossos Representantes Estaduais, para que estes possam em tempo real repassar a todo nosso setor. Não temos dúvidas que estamos passando por momentos difíceis de nossa atividade profissional, porém, é dever da FENEAUTO e dos Sindicatos Estaduais entender este momento e buscar os melhores caminhos para a nossa categoria. Também não temos duvidas em afirmar que o futuro irá nos mostrar as consequências das possíveis ações inadequadas e irá responsabilizar a todos por estas ações.

São Paulo, 13 de Dezembro de 2013.

Magnelson Carlos de Souza
Presidente

Anúncios

13 Respostas para “[Nota] Obrigatoriedade do uso do Simulador de Direção

  1. Eu acho que essa é a hora de nos unirmos para nosso próprio bem comum, afinal somos quase 12.000. Acho que ainda não percebemos a força que temos.

  2. vamos fazer manifestação em Brasilia para nao ser obrigatorio essa palhaçada de simulador pois vamos ser empregados destas empresas de simulador sera que a sociedade sabe que vamos pagar taxa mensal veja bem mensal, o valor mínimo de 750,00, pode , vocês são burros, isto é uma aposentadoria para esses proprietários de simuladores, a feneauto tem que acatar decisao da maioria pois a decisão não e da feneauto e nossa

  3. Não concordo. O Simulador de Direção é o início dá excelência na formação de futuros condutores. Creio que se não for obrigatório, não será de interesse da maioria dos CFC,s A, B e A/B a implantação do equipamento. Ficará tudo como está.

  4. Será que nossa feneauto em sua mesa diretora possui algum instrutor de trânsito? Sou instrutor de trânsito a 18 anos antes de ser Propietario de Cfc, e sei que este simulador nada mais é que um entendimento comercial e a federação que é para nos representar não nos representa. A feneauto não é som te para cfc’s sulistas … O nordeste tem vez! E somos contra o simulador… Não queremos prorrogação, queremos o cancelamento deste absurdo que irá enricar meio grupo de pessoas.

  5. Engraçado a FENEAUTO e os Sindicatos serem a favor deste simulador sem que antes tenham feito uma pesquisa entre os CFC” s de todo país os maiores prejudicados com a implantação deste dispositivo. Onde esta a comprovação da eficácia deste simulador? Se eles nos representam, deveriam nos ouvir primeiro para depois dar o parecer favorável ou não de acordo com a ampla maioria, e chuto por baixo que 90% são contra esta palhaçada. No final todos sabem o real motivo desta nova imposição, e com certeza, não tem nada haver com a melhoria da aprendizagem

  6. Acredito que boa parte dos Sindicatos não são a favor dessa imposiçaõ ,só acredito que o simulador não vai reverter nenhum quadro de motoristas imprudentes,precisamos de otgãos competentes na fiscalização isso sim………

  7. acho que vocês não estão entendendo, principalmente esse tal de Pedro Mielle, vejam bem, vamos comprar um equipamento no valor de 40.000,000,00 e ter que pagar mensalidade entre 750 e 1.750,00 para o resto da vida ou melhor vamos ser empregados deste empresários coitadinhos estou com pena dele, rapaz porque não aumentam a quantidade das aulas praticas, sinceramente eu não quero ser empregado de politico corrupto seus ………….

  8. Eu trabalho com Auto Escola há 37 anos, e gosto do que faço, posso garantir que faço bem feito. Ha 20 ou 30 anos atras, para se ensinar alguém a dirigir bastavam 10 ou 15 aulas e a partir dai era apenas uma questão de praticar. Hoje 20, 25, 30… aulas não chegam nem perto do que se aprendia naquela época, e olhe que os veículos de hoje são muito mais fáceis de guiar. O que esta acontecendo hoje é o excesso de formalidades, onde para se explicar o ÓBVIO se fazem quinhentas voltas.O trânsito é o palco da sociedade, as coisas precisam ser mais claras, mais simples, e mais acessíveis para a população de um modo geral. Simulador é para pilotar carros de corrida, ou aviões onde a pilotagem se dá por instrumentos. Até entendo que um simulador de direção com um software bem desenvolvido, poderá aprimorar a direção defensiva para condutores com mais tempo de experiencia, com habilidade já adquirida. Quanto ao nosso amigo que defende o uso do simulador, provavelmente é parte interessada na venda do equipamento ou da locação do software. Para se ter um Trânsito Seguro ainda será necessário mudar muita coisa, principalmente as (os) cabeças. ” Vontade Política ” sem Interesses.

  9. É bem verdade, lembremo-nos que há algum tempo atrás os alunos de escolas de ensino fundamental ou médio se passava bem menos tempos dentro das escolas e hoje vemos os alunos passarem o dia todo dentro da sala de aula e quando sai dali não sabe praticamente nada, ao contrário de antes que tudo era bem direto e claro e tinha objetividade e precisão nos ensinamentos ali exposto. É simples a comparação com os nossos CFC’S estão querendo nos enfiar de garganta a baixo esse SIMULADOR enquanto poderia estar tratando de tantos outros problemas mais graves.

Envie um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s