Com nova faixa no corredor norte-sul, ônibus anda mais rápido que carro

No primeiro dia de funcionamento da faixa exclusiva de ônibus no corredor norte-sul, em São Paulo, os coletivos foram 15 minutos mais rápidos do que os carros.

A reportagem percorreu em um ônibus o trecho inaugurado ontem (de 2,1 km, da ponte das Bandeiras até o parque da Luz), no sentido centro, entre as 7h15 e as 7h25. O carro da reportagem demorou 25 minutos.

Mais dois trechos serão inaugurados até agosto. A faixa terá um total de 25 km, até a avenida Teotônio Vilela, na Cidade Dutra (zona sul).

Segundo Waldemar Christianini, gestor de Trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a velocidade média dos ônibus no trecho subiu de 14 km/h, antes da faixa, para 25,4 km/h.

“Demoro em média 20 minutos no trecho. Hoje foi mais rápido”, disse o auxiliar administrativo Winkeong Fon, 50, que mora em Cangaíba (zona leste) e trabalha perto do aeroporto de Congonhas.

“Se perceber que os ônibus estão mais rápidos, mudo o meio de transporte”, disse o segurança Sivaldo dos Santos, 35, que estava de carro.

Os ônibus terão exclusividade nos dois sentidos de segunda a sexta, das 6h às 22h.

Em 20 minutos, a reportagem flagrou 42 carros trafegando na faixa. Inicialmente, a fiscalização será em caráter educativo –sem multas.

Anúncios

Envie um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s