Vivemos um novo momento em nossa atividade profissional!

FENEAUTO-Manifesto-09

Em análise simplista sobre nossa atividade profissional, podemos afirmar que com base nas legislações anteriores, que nos denominavam como Autoescolas, éramos uma Escola de veículos automotores, ou melhor, uma Escola para aqueles que pretendiam conduzir veículos automotores. Com o advento do atual Código de Trânsito Brasileiro e suas diversas Resoluções, temos uma nova nomenclatura, agora somos denominados Centros de Formação de Condutores, sem duvida e pelo o que o próprio nome aponta, fomos investidos de uma maior responsabilidade na formação do futuro condutor de veículos automotores, agora somos “unidades de ensino”.

Apesar da clareza de nossa missão temos vivenciado diferentes realidades no Brasil que apontam de maneira preocupante, que em grande parte dos Estados o que menos fazemos é tratar da formação técnica dos novos condutores de veículos, chegando a situação, em alguns casos, de nos confundirmos com a atividade profissional do Despachante, ou seja, da parte burocrática, cuidando apenas do encaminhamento e tramitação de documentos.

É neste sentido que, venho percebendo de maneira muito acentuada a necessidade de assumirmos com responsabilidade, nosso verdadeiro compromisso com a sociedade brasileira, ou seja, de alfabetizar os postulantes a Carteira Nacional de Habilitação, com uma proposta de mudança inovadora de comportamento no trânsito e cidadania, além de propiciar os necessários conhecimentos técnicos e a nova realidade do trânsito brasileiro, este sim, é o nosso verdadeiro compromisso e desafio.

Precisamos experimentar, elaborar e praticar uma profunda mudança de comportamento no trânsito brasileiro e neste contexto somos talvez, a parte mais importante desta transformação. Por outro lado, é por demais claro que o início destas mudanças devem começar no seio da família, na base da educação familiar, que é onde o cerne de nossas raízes comportamentais começa a ser moldado. O poder público deve ter também um papel de destaque nesta transformação, é fundamental que o rigor da fiscalização seja feita de maneira séria e continuada, pois somente assim poderemos acabar com o sentimento de impunidade que corrói qualquer certeza de êxito desta transformação.

Portanto, temos que entender este momento de transformações como uma grande oportunidade de assumirmos nosso verdadeiro papel de sermos Escola de Trânsito, ou melhor, um CENTRO DE FORMAÇAO DE CONDUTORES, onde devemos estar inseridos em todos os debates, ações e propósitos que possam contribuir na diminuição da acidentalidade e mortalidade do trânsito brasileiro, paralelamente contribuir na transformação de comportamento no trânsito consolidando o Código de Trânsito Brasileiro e a missão a nós conferida.

Magnelson Carlos de Souza
Presidente da FENEAUTO

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2011

DE 18 À 25 DE SETEMBRO

TEMA: Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas

Setembro/2011

Anúncios

Envie um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s